3 Dicas para ensinar seu cão a fazer as necessidades no local desejado.

3 Dicas para ensinar seu cão a fazer as necessidades no local desejado.
Seu cachorro faz xixi e cocô no lugar errado?

Não é nada legal quando você chega em casa e dá de frente com aquela poça de xixi no seu tapete, ao entrar no seu quarto vê aquele presentinho em cima da sua cama e até mesmo se lembra de que não pode trocar o fogão por um novo pois ele é o alvo principal na sua cozinha. Pois é, uma das dúvidas mais frequentes que tenho recebido é:

“como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?”.

Não se pode esfregar o focinho na sua necessidade como xixi e cocô, ou, utilizar o jornal para fazer barulho. Não é o jeito certo para educar seu cachorro. Temos que entender porque isso acontece e entender oque as necessidades fisiológicas representam para cada animal

O xixi para o filhote, tanto macho quanto fêmea, é apenas uma necessidade (assim como para nós, humanos), porém com o tempo tende a assumir um papel de marcação de território, coisa que acontece mesmo com os cães castrados. Cães castrados também podem fazer xixi no lugar errado.  Não estou falando apenas de marcação de território,  Nas fêmeas esse comportamento também pode aparecer, o que não é muito difícil de encontrar. Assim, como qualquer tipo de comportamento, fazer ou não as necessidades no lugar certo tem a ver com o grau de incentivo que o cão recebe quando está atendendo o chamado da natureza.

Se ele for filhote, tudo o que precisa é de um incentivo certo na hora certa. Se  for adulto a receita é a mesma, porém, com uma dose a mais de paciência, afinal estamos falando de anos de maus hábitos. Acreditem quando digo que esse é um dos problemas mais simples de serem resolvidos, o que o torna complicado em alguns casos é a falta de comprometimento e paciência do tutor com o exercício.

3 dicas preciosas para corrigir o problema de xixi e coco

1º Dica: Reforce apenas o que você quer, a maioria das pessoas acha que dar bronca funciona do jeito que elas esperam, mas na verdade não; a bronca é um tipo de reforço que pode se virar contra você ainda mais se for criada a assimilação “Não posso fazer perto dele, mas posso fazer escondido”, a melhor maneira de mostrar para ele que você não quer ele faça xixi e coco no lugar errado é ignorando quando ele o fizer. Não diga absolutamente nada se ele não fizer no lugar certo. Quando ele fizer onde você deseja, faça festa e dê até algum tipo de agrado como petisco.

2º Dica: Deixe claro onde você quer que ele faça, de começo evite assimilações. Seja claro com o que você quer incentivar. Se for para fazer no tapete higiênico, espalhe alguns pela casa e a medida que ele for assimilando o que você quer, vá retirando um por um até que sobre apenas o necessário para ele. Se for no quintal ou na rua fique com ele alguns minutos várias vezes ao dia até que ele entenda onde é para fazer.

3º Dica: Seja paciente e calmo na execução das duas dicas acima. Cães não aprendem nada

sob pressão e muito menos sob descontrole emocional. Cuidado para não criar uma assimilação negativa com práticas como: esfregar o focinho, bater ou xingar, isso pode só piorar o caso e levar a uma coprofagia (ato de comer fezes) e fazer as necessidades onde não se deve apenas quando você não está com a tentativa de chamar a atenção.